março 11, 2011

Qual o cabide certo?



Para conseguir funcionalidade, organização e beleza nessa missão rotineira de pendurar roupas, é preciso estar atenta às regras de adequação. Caso contrário, o closet ou o armário vai ficar sempre com aquela cara de bagunça, por mais que se tente deixar tudo arrumadinho.

Para cada roupa, há um cabide apropriado. O mercado está cheio de opções. De plástico, coloridos, cromados, de acrílico, enfeitados… Para todos os gostos e bolsos.

Uma dica é escolher todos os cabides do mesmo estilo, tamanho, cor e altura, com funções diferentes. Os de madeira são os mais elegantes. Já os cromados (autênticos) otimizam o espaço e podem ser usados sem perigo de ferrugem. Neste caso, porém, acrescente ombreiras removíveis para amenizar os vincos que costumam fazer nas roupas.

Casacos, blasers e jaquetas:
Os anatômicos (gordinhos nas pontas) são ideais.

Ternos e tailleurs:
Os que têm haste para pendurar calça são os mais adequados para ternos. E para os tailleurs procure os que têm presilhas cromadas. Proteja os ganchos com bolinhas de feltro, daquelas que compramos para colocar nos pés das cadeiras para não arranhar o chão. Isso impedirá que as roupas fiquem marcadas.

Blusas e vestidos de alcinha:
Ficam bem acomodadas nos que têm fenda nas laterais.

Saias:
Os de pressão de madeira são os melhores, pois não deixam marcas.
Se preferir os de presilhas, use sempre as cromadas e proteja os ganchos com bolhinas de feltro. Ao pendurar, estique a saia entre as presilhas.

Calças:
Para não ocupar muito espaço, dependendo da altura do varão, uma dica é pendurar calças em cabides de saias. Isso também evita aquelas marcas indesejáveis. Caso prefira aqueles com hastes, pendure as calças com o gancho voltado para o fundo do armário.

Frente-única, corselet e tomara-que-caia:
Para não amassarem, pendure-os em cabides de saias.

Vestidos, camisas e blusas:
Use os que não têm haste. Prefira os modelos com formato de boomerang.
Quando o tecido é fino/fluido, fica bem conservado e não escorrega em cabides com estrutura anti-derrapante nas laterais.

Echarpes e lenços:
Echarpes e lenços de seda usados diariamente ficam mais práticos organizados em uma gaveta só para eles ou pendurados em cabides com haste.


Outras dicas:

1) Os cabides ocupam menos espaço, são mais fáceis de manusear e contribuem com a decoração quando dispostos na mesma direção, com o gancho virado para dentro. Fuja dos modelos três em um: quando se retira uma peça, as outras também caem se não tiver cuidado;

2) Pendure apenas uma peça por cabide;

3) Ganchinhos no armário para pendurar gravatas e cintos pela fivela são ótimos, pois muitas vezes os cintos enrolados acabam ficando com o couro rachado e ressecado. Estes mesmos ganchinhos também podem servir para acomodar colares;

4) Capas de TNT são a proteção ideal para casacos, blazers e vestidos de festa. Elas deixam os tecidos respirarem e protegem contra o mofo. Ao contrário das capas plásticas das lavanderias;

5) Mantenha alguns cabides avulsos no armário para roupas que estão na lavanderia e para as novas aquisições;

6) Prefira os cabides com ganchos giratórios.

Gostaram da dica??? se quiserem fazer um adendo fiquem a vontade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!!!!
Beijos.