março 13, 2011

Você Lê para seu Filho?



Todas nós que somos mães sabemos como é importante imbutir certos valores em nossos filhos para que eles possam crescer felizes e serem adultos bacanas. Um desses valores que, na minha opinião é importate, é o valor da leitura desde pequeno. Pequeno que eu digo, antes mesmo do seu filho(a) completar 1 ano.

Já é sabido que ler todo dia para seu filho ensina-o a pensar, enriquece seu conhecimento sobre o mundo e ajuda-o a desenvolver a imaginação.

E hoje em dia é possível encontrar nas boas bancas de jornais, livros infantis de boa qualidade por preços super em conta.

Quando for escolher um livro para seu filho, se ele ainda estiver na faixa de 1 a 3 anos, escolha os que possuem capa e folhas duras e texto curto com bastante ilustração, pois crianças nessa faixa não ficam prestando atenção por muito tempo. Depois dos 3 anos fica mais fácil. O seu próprio filho já pelo próprio hábito vai saber escolher. Você só tem que ficar atenta se o tal livro vai ser realmente bom para ele. Um exemplo: uma vez contei para a minha filha a estória de João e o Pé de feijão, como já não me lembrava muito bem do enredo inteiro, contei do meu jeito mais sem mudar o principal. Como todo domingo eu e meu marido levamos ela à banca de jornal perto de casa para escolher um livro ou revista, ela foi direto no livro do João e o Pé de Feijão. Antes de lê para ela, eu li para mim. E ainda bem que fiz isso!!! pois a estória mostrava para a criança que roubar compensa. Fiquei chocada!!! Não lembro se a estória é mesmo assim, mais toda vez que ela me pede tal estória eu a conto com a versão que acho apropriada a idade dela que ainda esta em formação, mostrando que o tal João ficou de castico sem poder ver desenho (para ela é o pior castigo!!!) por que pegou o que não era dele e a mãe dele fez ele devolver e pedir desculpas ao gigante.

Cultura é e sempre será um ótimo investimento, pois é para a vida toda. Pense nisso!!!

PS: Deixo claro aqui que não sou formada em psicologia infantil ou nenhuma outra área afim, apenas expresso minha própria experiência como mãe a de algumas leituras e programas que vejo.


Beijos,
Carpe Diem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!!!!
Beijos.