março 20, 2011

Impondo Limites aos Filhos

Foto: google imagem

Você com certeza já ouviu a frase: "Educação vem de berço", pois bem, se a criança não tem o exemplo dos adultos mais próximos dele, leia-se pai e mãe, como é que se pode exigir isso dele??? e quando for adulto, como vai interagir em sociedade???

Educação começa na infância, em casa, não na escola. A escola só serve como uma extensão de casa e ambas teem que trabalhar em conjunto.

De tempo em tempos eu indago à escola sobre o comportamento da minha filha, pois se em casa eu ensino a ela quando usar as três palavrinhas
mágicas: por favor, com licença e obrigada , eu exijo que ela as use fora de casa também.

Quanto a castigar, agressão física fica fora de questão. Isso era no tempo das nossas avós, pois minha filosofia é de que violência gera violência, não ensina nada e não quero que ela resolva seus impasses com força física. Mas ela sabe que se ultrapassa o limite ela acaba ficando e castigo e isso se traduz em ficar sem um brinquedo ou livro que ela acabou de ganhar, ou ficar sem desenho ou DVD. Como ela só tem 4 anos, procuro não
extender muito o castigo, pois não pode ser muito longo. São castigos de alguns minutos ou 1 hora. E sempre explico para ela o motivo do castigo. Isso é importante!!! E da resultado viu!!!!Não sou especialista de nada, mais sou mãe.

Então, querida leitora, impor limites faz parte da educação, do amor, da atenção, pois criança gosta de saber que o adulto esta se importando com ela, isso aumenta sua auto-estima e vai refletir na fase adulta dela.

Se você discorda com alguma coisa ou que acrescentar sua opinião, manda ver!!!!

Beijo
Carla Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!!!!
Beijos.